Desfile "Ecos da Ancestralidade" Promove Cultura Indígena no IFAM em Presidente Figueiredo
PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM) – Estudantes do segundo ano do Ensino Médio Integrado de Administração do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Presidente Figueiredo realizaram, no último dia 10 de outubro, o evento "Ecos da Ancestralidade", um desfile de moda indígena. A iniciativa, que integrou as atividades avaliativas da disciplina de História, teve o objetivo de promover a valorização dos povos originários, conforme previsto nas Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008.

O evento, coordenado pelo professor Ygor Olinto Rocha Cavalcante, homenageou diversas etnias, incluindo Munduruku, Mura, Tupinambá, Guarani-Kaiowá, Kambeba, Tukano, Juruna, Baré e Sateré-Maué.
Além da exibição cultural, o "Ecos da Ancestralidade" contou com a participação de duas importantes lideranças indígenas. A artesã e Tuxaua Maira Mura e a escritora, historiadora e liderança Izabel Munduruku ministraram uma palestra focada na conscientização e valorização dos saberes e das experiências dos povos originários.
A relevância do evento foi reforçada pela presença de autoridades municipais. Secretários e representantes das áreas de Educação, Turismo, Cultura e Povos Originários do município de Presidente Figueiredo compareceram, o que confere ao desfile um papel no debate público local sobre os avanços e a importância da cultura indígena para a economia e a sociedade do município.