IFAM/Presidente Figueiredo Cria Novo Grupo de Pesquisa Focado em Linguagens, Sociedade e Transdisciplinaridade na Amazônia

PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM) – O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Presidente Figueiredo sediou, nesta quarta-feira (03), a primeira reunião do Grupo de Pesquisa Linguagens, Sociedade e Transdisciplinaridade na Amazônia. Liderado pelas professoras Dra. Terezinha Vilas Boas e Esp. Meire Shanti, o grupo nasce com o compromisso de desenvolver um entendimento inovador e integrado das dinâmicas socioculturais e linguísticas da região, visando a criação de modelos teóricos e práticas aplicáveis que promovam soluções sustentáveis e inclusivas.

Compartilhar
Imagem Destacada

A iniciativa propõe um enfoque abrangente que integra a análise das práticas discursivas e as interações sociais com os saberes diversos da Amazônia, valorizando a diversidade cultural e ambiental local. O objetivo principal é a contribuição científica para a promoção de práticas sustentáveis e respeitosas com a diversidade local.

O grupo formalizou suas sete Linhas de Pesquisa (LPs), que nortearão a atuação nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão:

  • Aprendizagem, interdisciplinaridade, ambiente, sustentabilidade e tecnologia.
  • Ensino, Literatura, Educação Inclusiva na Amazônia e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
  • Ensino-aprendizagem de língua inglesa, ensino de língua adicional com tecnologias digitais e Análise Dialógica do Discurso.
  • Epistemologias, saberes históricos, ética, política e teoria social.
  • Gênero, sexualidade, política e violências.
  • Língua, identidade, cultura e corpo.
  • Língua, Literatura e Cultura na Amazônia.

Metas de Consolidação

Para a consolidação do grupo, foram estabelecidas as metas de: conquista do espaço físico para o Laboratório de Humanidades; intensa produção científica (estudos, ações e projetos) e organização de obras e eventos de divulgação científica.

A criação do grupo reforça o papel do IFAM Campus Presidente Figueiredo no fomento à pesquisa que alia o rigor acadêmico ao compromisso com as necessidades e a pluralidade da Amazônia