IFAM-CPRF em Destaque: Pesquisa sobre "História Selvagem" Contribui para Debate Historiográfico na Amazônia
O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Presidente Figueiredo e sua Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação (CPRF) estiveram representados em um importante fórum de discussão acadêmica regional.

Recentemente, o professor Ygor Olinto Rocha Cavalcante apresentou o trabalho "Por uma História Selvagem: o Retorno do Real Colonial e a Historiografia como Rito de Sepultamento Falhado" no Simpósio Temático - Amazônia Global: História, Historiografia e Literatura.
Este estudo, que faz parte das pesquisas desenvolvidas em âmbito institucional no IFAM-CPRF, está vinculado a dois projetos de pesquisa e às discussões do Grupo de Pesquisa Humanidades, Linguagens e Transdisciplinaridades.
O trabalho dialoga diretamente com o contexto do IX Seminário de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM), que tem como tema "Novas tendências e abordagens historiográficas no Amazonas".
O debate sobre o "Retorno do Real Colonial" e a crítica à historiografia como um "rito de sepultamento falhado" insere-se na busca por inovações metodológicas e teóricas que o PPGH-UFAM propõe mapear. A pesquisa reforça o compromisso do IFAM com a produção de um conhecimento crítico e plural, alinhado com o desenvolvimento humano e social da Amazônia em sua complexa pluralidade histórica.
Esta participação reafirma o papel do IFAM-CPRF no fomento de diálogos que transcendem os limites institucionais, contribuindo para as grandes correntes da pesquisa histórica contemporânea e para o fortalecimento da Historiografia Amazônica.
Na mesma oportunidade, o professor Ygor Cavalcante participou do lançamento do livro História e Movimentos Sociais na Amazônia, organizado pelos professores Davi Avelino e Ana Ravick, como co-autor de um dos textos, intitulado O "trabalho do sonho" da política de libertação: conflitos sociais no ocaso da escravidão (Amazonas, séc. XIX), ocorrido no auditório Rio Solimões (UFAM).
Fonte: thiago.leite
Data publicação: 3 de Novembro de 2025 às 11:15 Data atualização: 3 de Novembro de 2025 às 11:18